Estou fazendo um Blog para uma aula de Portuguese que tenho no BYU. Entao esse conjunto de citacoes vai virar como meu livro de citacoes. Cada semena eu devo escrever uma citacao ou passagem que achou notavel e depois escrever algum tipo de comentario analitico sobre a passagem. Tenho que fazer pelo menos 13 "Posts" durante o semestre. Agora, vamos ver como vai ficar. Fica a vontade em fazer comentarios ou ler para ver os passagens que eu mais gosto durante o semestre.

Wednesday, February 9, 2011

Escobar é o Pai


Outros pontos mais fortes em provar que Ezequiel é o filho de Escobar, nem todos, só apenas alguns.  Olha para si mesmo:

-CXVI- “Eu mesmo achava feio tal sestro. Alguns dos gestos já lhe iam ficando mais repetidas, como o das mãos de pés de Escobar; ultimamente, até apanhara o modo de voltar da cabeça deste, quando falava, e o de deixá-la cair, quando ria.  Capitu ralhava.”

O filho tinha os gestos de Escobar, que mais precisa ter como evidencia e Capitu ralhava porque ela não queria que Bento soubesse desse segredo.

CXVII- “acharam todos que sim, Sancha acrescentou que até já se iam parecendo.”

Escobar colocou na cabeça de Bento que quando, “crianças que se freqüentam muito acabam parecendo-se umas com as outras.”  Essa mentira ficou na cabeça de Bento para ser enganado que Ezequiel não era o irmão de Capituzinha.  Pois, “não acabaram casados,”  porque realmente eram irmãos.

CXXXI- “- Você já reparou que Ezequiel tem nos olhos uma expressão esquisita?  Perguntou-me Capitu.  Só vi duas pessoas assim, um amigo de papai e o defunto Escobar.”  “...achei que Capitu tinha razão: eram os olhos de Escobar, mas não me pareceram esquisitos por isso.”

Bento mais uma vez confirma que seu filho tem as características de Escobar mais ainda é cego para a ficha cair em saber que realmente não é seu filho.  Bento prestava muito atenção dos olhos dos outros e talvez Capitu visse algo estranho com os olhos de seu filho, Bento só via que Ezequiel tinha olhos de Escobar, mas mesmo assim a ficha não caiu.  

Nas seguintes três pontos vai mostrar que ficha caiu e Bento reconheceu que ele não era o pai de Ezequiel e era Escobar esse tempo inteiro.  A letra que o autor Machado de Assis usa dá essa dica bem revelante para agente.

CXXXII- “Mas o principal irá.  E o principal e que os nossos temporais eram agora contínuos e terríveis.”  “Revela-me estas metáforas; cheiram ao mar e a maré que deram morte ao meu amigo e comborço Escobar.”  “...e sempre que Ezequiel vinha para nos não fazia mais que separ-nos.”

Capitu e Bento começarem a ter brigas e isso começou ser um tempo terrível por causa da bagunça que aconteceu com o filho de Ezequiel e como ele fez que eles começaram a separar do outro.  Pois Escobar era o “comborço” de sua esposa, ou seja, seu amor, e o filho não era dele então por que viver junto se houvesse essa traição?

CXXXVII- “Se eu não olhasse para Ezequiel, é provável que não estivesse aqui escrevendo este livro.”

Claro que Bento nunca escreveria este livro se ele não ficasse sabendo do segredo que sua esposa e como ela tinha escondida isso para todo esse tempo.  Pela criação do filho Bento queria provar que sua esposa era responsável para a caída dele e tristeza.  Escobar e Capitu o decepcionou e só por meio das características de Ezequiel Bento ficou sabendo, e demorou de mais.

O capítulo que revela mais é o capítulo CXLV.  Aqui Bento tem um reencontro com seu filho e ele vê que Ezequiel é o mesmo de Escobar em, “rosto,” “aspecto geral,” “voz,” jeito de beber e “comer,” e “cabeça aritmética.”  “ Era o próprio, o exato, o verdadeiro Escobar.  Era o comborço; era o filho de seu pai... e o defunto falava e ria por ele.”

Até esse capítulo não é tão obvio que Ezequiel era o filho de Escobar, mas queria provar para vocês que muito tempo antes prova que ele podia ser por meio da letra de Machado de Assis.  Até ele falou que demorou mais que dos anos para eles conseguirem ter um filho.  Então prova que Bento não podia ter filhos então mostra que Capitu foi até Escobar para ter um filho.  No fim, Bento fala, “que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino acabassem juntando-se e enganando-me...”

1 comment:

  1. Wow! Adam,

    Imagino que estes comentários vieram do seu trabalho—se não, parabens pela postagem!

    De qualquer modo, obrigado pela leitura cuidadosa do texto.

    abraços

    ReplyDelete