Estou fazendo um Blog para uma aula de Portuguese que tenho no BYU. Entao esse conjunto de citacoes vai virar como meu livro de citacoes. Cada semena eu devo escrever uma citacao ou passagem que achou notavel e depois escrever algum tipo de comentario analitico sobre a passagem. Tenho que fazer pelo menos 13 "Posts" durante o semestre. Agora, vamos ver como vai ficar. Fica a vontade em fazer comentarios ou ler para ver os passagens que eu mais gosto durante o semestre.

Thursday, January 20, 2011

Iracema parte 2

“- Como a estrela que só brilha de noite, vive Iracema em sua tristeza. Só os olhos do esposo podem apagar a sombra em seu rosto. Parte, para que eles não se turvem com tua vista.”  Capítulo 31

Gostei dessa passagem porque acompanha o resto de minha análise.  Nessa parte mostra que só os olhos do esposo podem apagar a sombra no rosto de Iracema, ou seja, tira a tristeza da vida dela.  Pois, Martim representa os colonizadores portugueses e só eles podem tirar ou continuar sendo o razão da tristeza ou felicidade dos índios.  Mas achamos que eles trazem, mas sombra que luz para os índios sem querer.  Eles trazem com eles tantas doenças e orgulho de obter terra que nem pensam dos habitantes que já vivem no local.  Eles acreditam que a terra foi dada por Deus e que Deus deu lhes a terra para eles mesmos e não compartilhar.  Com essa mentalidade de egoísta a sombra sempre ficara no rosto dos índios, mas se os portugueses mudassem seu pensamento, ou seja, “os olhos” e foco eles pudesse viver junto com os índios.  Então o português tem o poder de tirar essa nuvem de escuridão, ou seja, “a sombra”, mas tem que mudar seus interesses e seu foco de herdar a terra sozinha e começa morar junto com os índios.

No comments:

Post a Comment