Estou fazendo um Blog para uma aula de Portuguese que tenho no BYU. Entao esse conjunto de citacoes vai virar como meu livro de citacoes. Cada semena eu devo escrever uma citacao ou passagem que achou notavel e depois escrever algum tipo de comentario analitico sobre a passagem. Tenho que fazer pelo menos 13 "Posts" durante o semestre. Agora, vamos ver como vai ficar. Fica a vontade em fazer comentarios ou ler para ver os passagens que eu mais gosto durante o semestre.

Friday, April 1, 2011

O Grito


Nos recém acabamos de ler o livro, A Hora da Estrela escrita por Clarice Lispector.  Nesse livro o narrador Rodrigo S.M. faz um grito para o mundo respeito da nordestina Macabéa.  Rodrigo fala, “O que escrevo é mais do que invenção, é minha obrigação contar sobre essa moca entre milhares delas. E dever meu, nem que seja de pouca arte, o de revelar-lhe a vida. Porque há o direito ao grito. Então eu grito... e preciso falar dessa nordestina senão sufoco (Lispector, 15,17). Então esse livro foi escrito para chamar atenção e fazer uma critica da classe alta. Macabéa é da classe baixa e está gritando, mas a classe alta não está escutando. 

Um dos títulos dado no início do livro era, “Saída discreta pela porta dos fundos” (Lispector, 8).  Isso alude à consciência pesada do intelectual diante a pobreza.  Na página 78 Macabéa não sabe responder da pergunta que Gloria faz quando ela fala, “você pensa no teu futuro?” Macabéa deve ter percebido que seu único futuro era a morte.  Então um comentário feito por Vilma Arêas no livro Clarice Lispector com a ponta dos dedos fala que, “Clarice no desafia a interpretar, decerto aludem à falta de saída da classe das Macabéas (Arêas, 87). Então esse crítico realmente mostra que existe tanta pobreza no mundo e não é para mostrar só isso, é para revelar que alguém pobre, como Macabéa, nunca pode sair da pobreza. Se nascesse pobre, você ficaria pobre até a morte.

Então o grito tem varias propósitos para os que lêem.  Umas delas são de mostrar a desigualdade social, pobreza, espaço entre a classe alta e baixa, a violência social que existe, e os estereótipos do homem e mulher e desigualdade do sexo.  Todos, como um grito só, estão fazendo uma forte crítica da classe alta e está pedindo essa classe a se mudar para ter um bem-estar de todo o mundo. 

Eu também espero isso.

No comments:

Post a Comment