Estou fazendo um Blog para uma aula de Portuguese que tenho no BYU. Entao esse conjunto de citacoes vai virar como meu livro de citacoes. Cada semena eu devo escrever uma citacao ou passagem que achou notavel e depois escrever algum tipo de comentario analitico sobre a passagem. Tenho que fazer pelo menos 13 "Posts" durante o semestre. Agora, vamos ver como vai ficar. Fica a vontade em fazer comentarios ou ler para ver os passagens que eu mais gosto durante o semestre.

Friday, March 11, 2011

Poesia? O que é?

Falamos em aula o significado da poesia e em minha opinião pode ser qualquer maneira de se expressar.  A maioria da vezes é através de palavras, mas pode ser de forma diferente.  Poesia concreta é realismo total, tem responsabilidade integral perante a linguagem, e arte geral da palavra.  Na aula foi falada que é texto anti-útil com fins estéticos, ênfase na forma, com texto que chama atenção, e tem uma mensagem.  É uma representação da língua.  
O poema que chamou mais atenção para mim foi o pluvial/fluvial.  Eu gostei tanto desse poema porque as palavras estão conectadas e quase escritas o mesmo então dá para fazer um foto com as palavras.  No poema dá para ler pluvial acima ↕ para baixo e como se fosse chuva caindo do céu à direita para esquerda.  A palavra começa a diminuir quando chega para a fluvial, pois quando chuva cai na terra entra num rio e não dá para ver mais a pluvial, pois troca a ser um fluvial.   Fluvial pode ser lido na melhor maneira no jeito normal, direita para esquerda, mas começa por baixo e ler para acima.  Pois um fluvial pode ser maior quando tem mais pluvial, mas chega um ponto em que a fluvial não pode subir mais e no poema dá para ver a palavra diminuindo enquanto vai para acima.  Um fluvial é como água correndo lateral ↔ como numa a palavra está escrita e representa um rio ou riacho.  Esse rio pode encher com água e se formar uma enchente, mas nunca vai até o céu como dá para ver no poema.  Então acho esse poema é muito interessante, pois mostra a relação entre chuva e água na terra.  É como o (Water Cycle), pois tem precipitação e evaporação e os dois estão tão ligados. Esse poema mostra isso num jeito engraçado com palavras mais numa relação real e científica.

1 comment:

  1. Obriagdo pela postagem, Adam.
    Eu também adoro este poema concreta.
    abraços

    ReplyDelete