Estou fazendo um Blog para uma aula de Portuguese que tenho no BYU. Entao esse conjunto de citacoes vai virar como meu livro de citacoes. Cada semena eu devo escrever uma citacao ou passagem que achou notavel e depois escrever algum tipo de comentario analitico sobre a passagem. Tenho que fazer pelo menos 13 "Posts" durante o semestre. Agora, vamos ver como vai ficar. Fica a vontade em fazer comentarios ou ler para ver os passagens que eu mais gosto durante o semestre.

Friday, April 1, 2011

Literatura Marginal


Conto: Terrorismo literário (Ferrez)

Então a Literatura Marginal é algo desconhecido para as elites, ricos, e os da classe alta.  Pois eles não querem o ler, mas as tentativas dos marginais vão ser ouvidas, pois eles não batem, “na porta para alguém abrir, [eles arrombam] a porta e [entram]” (Ferrez, 10).  Eles como pessoas marginais vão mostrar que eles são a maioria, mas não por meio de capoeira, mas agora pelo regimento “com a palavra” (9).  Hoje a pratica da dança, ou seja, capoeira não é a maneira de mostra isso, mas pela palavra, porque a palavra é poder.  Eles estão cansados de serem só apenas as figuras das reportagens, mas quer ficar no meio, no centro das coisas.  Há uma, “ciclo de mentira que existe dos ‘direitos iguais’, da farsa do ‘todos são livres’” (10).  Eles estão tentando mudar essa fita e quebra esse ciclo de vida.  

Em minha opinião vemos nos Estados Unidos e falamos que existe ‘liberdade’ e ‘igualdade’ e ‘justiça para todos’, mas sabemos que isso não é a cem por cento a verdade.  Porque quem tem dinheiro não é igual aquele que não tem.  Por exemplo, para conseguir qualquer tipo de emprego eu acredito que quem vai consegui-lo é alguém que tem, mas dinheiro e conhece mais pessoas porque sua influencia é maior na sociedade.  Não é justo isso, mas vemos isso cada dia.  Isso mostrar não só apenas a desigualdade aqui, mas no Brasil também e a literatura marginal está fazendo esse mesmo chama.  O que eles fazem, “é tentar explicar, mas a gente fica na tentativa, pois que não reina nem o começo da verdade absoluta” (13). 

No comments:

Post a Comment